Quem Somos

               A criação do LEAL, Laboratório de Educação Ambiental Lúdica, ocorreu em 2003 no âmbito do DSE – Departamento de Sistemática e Ecologia, com a finalidade de viabilizar em termos de espaço físico e de estrutura, o desenvolvimento de projetos e outras atividades de Educação Ambiental que vinham sendo desenvolvidas de forma crescente e, necessitando cada vez mais de espaço. Apesar de serem desenvolvidas nas escolas públicas, era necessário um espaço para acomodar os materiais e para planejar-se as atividades, bem como para realizar nossas reuniões e debates.
              Desde 1997, quando desenvolvemos o primeiro projeto de EA, aliás um sub-projeto, Limpeza Sim, Lixo Não: Educação Ambiental para um Futuro Melhor, que contou com a participação da professora Vanda Régis de Menezes do Depto. de Geociências, do professor Carlos Alberto Gadelha do Depto. de Biologia Molecular, do professor Rafael Angel Torquemada Guerra  e do técnico de laboratório Edgard Adelino Ruiz Sibrão, ambos do Depto. de Sistemática e Ecologia, todos departamentos do CCEN – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, o trabalho com EA tomou conta de nós como um sonho a ser realizado. Esse sub-projeto transformou-se no projeto Educação Ambiental para um Futuro Melhor que continua sendo desenvolvido em escolas públicas de ensino fundamental. Como decorrência desse trabalho, demos início a um novo trabalho, a abordagem da EA na formação continuada de professores e professoras, este desenvolvido nas escolas públicas municipais de Cabedelo desde 2004 com apoio do SESu/MEC através do PROEXT.
              Somos uma equipe integrada por professores, técnicos e estudantes de garduação dos mais diversos cursos da UFPB, que acredita num futuro melhor para o planeta e consequentemente para nós que somos parte integrante dele. E acreditamos que este futuro será alcançado através da Educação Ambiental, com a sensibilização e transformação das crianças em agentes multiplicadores. A sensibilização das crianças, no nosso caso, começa na escola, com a orientação do projeto e o auxílio dos professores e da direção. Mostrando através de fantoches, cartilhas, bate-papos e oficinas de desenho, que o homem faz parte da natureza e que pode conviver coma mesma sem a necessidade da sua degradação.
              Neste site, temos a intenção de disponibilizar para aqueles que tenham interesse e para os que vierem a tê-lo, imagens de nosso trabalho, materiais paradidáticos produzidos pela equipe e por alunos das escolas como é o caso das cartilhas, de artigos apresentados em congressos, encontros etc. bem como de materiais disponibilizados para as professoras e professores que participam de nossas oficinas pedagógicas. Esperamos poder contribuir para um futuro melhor através da Educação Ambiental.
              Paz a todos que nos visitarem!

Prof. Rafael Angel Torquemada Guerra
Coordenador do LEAL